Queda de cabelo é queixa muito comum e que gera grande angústia e ansiedade nos pacientes. A dúvida mais frequente é: vou ficar careca? Mas antes de responder esta pergunta precisamos esclarecer que queda de cabelo não é uma doença, mas um sintoma. Ela pode fazer parte tanto de doenças que acometem o couro cabeludo quanto de outros quadros sistêmicos, como anemia e lúpus. Além da queda de fios do couro cabeludo, pode-se perder os fios das sobrancelhas, cílios, axilas, membros e genitália. A perda de cabelos é acompanhada, em alguns casos, de outros sintomas como coceira, ardência, dor e descamação no couro cabeludo. Enfim, acho que já deu para notar que queda de cabelo é um “termo” bastante abrangente, e que pode significar condições distintas em pessoas diferentes. É bastante corriqueira a automedicação nos casos de queda de cabelo, entretanto esta não é a atitude mais apropriada, uma vez que pode levar a ocorrência de efeitos colaterais e adiamento de um diagnóstico e, consequentemente, do tratamento mais adequado. É importante lembrar que em muitas doenças “tempo é cabelo”, quanto antes se iniciar o tratamento correto, melhores serão os resultados e menores os prejuízos.
Ah... Aqui no site você encontrará muita informação de qualidade sobre as mais diversas causas de queda de cabelo, as alopecias, cuidados com o couro cabeludo e com os fios, além de diversos assuntos do belo e instigante mundo da Dermatologia! Fiquem à vontade!
Dermatologia como ferramenta
para seu autocuidado!
Veja como a Medicina que une saúde, beleza e bem estar pode te ajudar!
Dermatologia Estética
Veja os cuidados e procedimentos para uma pele mais bonita!
Tricologia
Saúde dos cabelos e do couro cabeludo
Dermatologia Clínica e Cirúrgica
Cuidando de forma integral da pele.
Procedimentos
Tricoscopia
A tricoscopia permite uma avaliação detalhada do couro cabeludo e dos fios de cabelo.
Tricoscopia
A tricoscopia permite uma avaliação detalhada do couro cabeludo e dos fios de cabelo. É uma arma poderosa para o diagnóstico, acompanhamento das doenças do couro cabeludo e das hastes, assim como a resposta aos tratamentos estabelecidos. Este exame é bastante eficaz, seguro e não invasivo, poupando em muitos casos a realização de biopsias ou auxiliando na melhor localização para realizá-la. É possível avaliar a espessura dos fios, a presença de fios em crescimento, se há ou não descamação e o quais suas características, os vasos sanguíneos e diversos outros sinais que são de grande valia para o dermatologista estabelecer o diagnóstico e definir o tratamento adequado.
Infiltração de Medicamentos/ Mesoterapia/ Microinfusão de Medicamentos na pele
São diferentes técnicas utilizadas para microinjeções de medicamentos no couro cabeludo, barba e até em supercílios.
Infiltração de Medicamentos/ Mesoterapia/ Microinfusão de Medicamentos na pele
São diferentes técnicas utilizadas para microinjeções de medicamentos no couro cabeludo, barba e até em supercílios. Podem ser utilizadas diversas substâncias e a escolha do que será infundido e a técnica depende da doença ou condição que o paciente apresenta. O médico dermatologista que irá indicar a melhor opção de técnica e medicações a serem utilizadas após diagnóstico e avaliação de outros fatores associados.
Podem ser utilizadas na alopecia androgenética masculina, alopecia androgenética feminina, alopecia areata, eflúvio telógeno crônico, alopecia fibrosante frontal e líquen plano e em alguns tipos de foliculites. Geralmente são associadas a outras modalidades de tratamento, potencializando os resultados.
Bioestimuladores de colágeno são substâncias capazes de estimular nossas próprias células a produzirem mais colágeno, melhorando a qualidade da pele.
Bioestimuladores de Colágeno
Bioestimuladores de colágeno são substâncias capazes de estimular nossas próprias células a produzirem mais colágeno, melhorando a qualidade da pele, sustentação, reduzindo cicatrizes, rugas finas e flacidez. São utilizados para melhorar o contorno e a estrutura do rosto. Os mais estudados apresentam em sua composição a hidroxiapatita de cálcio ou o ácido poli-l-lático. Eles podem ser utilizados na face, mas também apresentam excelentes resultados na redução da flacidez no pescoço, braços, coxas e abdome. Também estão indicados no tratamento da celulite, proporcionando aspecto de pele mais lisinha, e no rejuvenescimento do colo.
É um procedimento realizado em consultório médico, utiliza-se agulha e/ou cânula para aplicação do produto. O resultado não é imediato, os efeitos começam a ser notados a partir da terceira semana e acontece de forma gradual e progressiva, proporcionando como resultado um rejuvenescimento natural. O estímulo na produção de colágeno acontece em média por até 18 meses e vai depender da capacidade de cada organismo em produzir colágeno, variando conforme a idade e hábitos de vida. Deve ser realizado por dermatologista ou cirurgião plástico, profissionais capacitados para aplicação correta, visando os melhores resultados estéticos de forma segura, e capazes de manejar eventuais complicações.
Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2010). Residência Médica em Dermatologia pela Universidade Federal da Bahia - Hospital Universitário…Continuar Lendo
Universidade Estadual de Feira de Santana
Formação em 2010
Associação Brasileira de Medicina
Especialista em Dermatologia
Sociedade Brasileira de Dermatologia
Membro Reconhecido
Depoimentos
C.M
Célia Maria
cliente
Amei ser atendida por dra Camila, me explicou tudo e é muito atenciosa. Vi uma médica jovem e muito capacitada, super indico!
Dra Camila, atendimento de excelência!!! Muito atenciosa, consulta completa e super estudiosa!!! Dermatologia clínica com embasamento científico e estética sem exageros! Tudo que eu sempre busquei numa dermatologista!!!
A rosácea é uma doença crônica e inflamatória da pele, caracterizada principalmente pela vermelhidão, mas que também pode apresentar lesões semelhantes à acne, aumento de vasinhos (as telangiectasias), espessamentos localizados na face e alterações oculares.
Publicado: 20/02/2018
Melasma
Melasma é uma doença caracterizada pelo aparecimento de manchas acastanhadas principalmente na face, acometendo mais frequentemente as mulheres.
Publicado: 20/02/2018
Psoríase
A Psoríase é uma doença inflamatória crônica que pode afetar a pele e as articulações.